sexta-feira, 4 de abril de 2008

ABREU E LIMA-PERNAMBUCO




SÓ NÃO NASCI EM ABREU E LIMA PORQUE NA ÉPOCA NÃO HAVIA MATERNIDADE. NAQUELA EPOCA (DÉCADA DE 50) OS PARTOS ERAM FEITOS POR PARTEIRAS. NASCI EM JAGUARIBE (PAULISTA), HOJE NÃO EXISTE MAIS A VILA DE CASAS QUE FICAVA NA RUA DO SAPO. MOREI EM DIVERSOS LOCAIS EM ABREU E LIMA - DESTERRO, INHAMÃ, RUA DO CEMITERIO, NUM LUGAR HOJE CONHECIDO COMO CUSCUS, NA DIVISA COM AS TERRAS DO SEU ESTEVÃO. (HOJE FAZENHA IOLANDA), MOREI NA RUA CAPITÃO JOSÉ PRIMO, MINHA PRIMEIRA PROFESSORA FOI DONA IVONETE (JÁ FALECIDA) DA FAMÍLIA DOS SALVIANO. DEPOIS ESTUDEI NA ESCOLA DE DONA DEODINA, CONHECIDO PELO NOME DE EXTERNATO JOANA DARC. MOREI NA RUA PRESIDENTE VARGAS POR 8 ANOS, E 06 ANOS NO BAIRRO DO TIMBÓ. ESTUDEI NO GINASIO CARLOS ALVES A NOITE, ÉPOCA EM QUE CONGREGAVA NA IGREJA PREBITERIANA INDEPENDENTE DA RUA CAP. JOSÉ PRIMO (QUASE TODA MINHA FAMILIA ERA DESSA IGREJA), QUE HOJE ESTÁ SITUADA NA RUA JULIO MULITERNO DE FRENTE DA SUBIDA DO ALTO ELA VISTA. LEMBRO QUANDO CHEGOU ENERGIA ELETRICA ATRAVÉS DE UMA GERADOR, AS LUMINARIAS NÃO TINHA MUITA LUMINOSIDADE. LEMBRO DO CINEMA, ONDE HOJE É O MERCADO TODO DIA (BALAIO). BATI MUITA BOLA NO SITIO DE BILIU, TIREI MUITA AGUA DA CACIMBA DE SE PLINIO E DE GORDO. HOJE QUANTA DIFERENÇA, ABREU E LIMA CIDADE, GOVERNADA POR VARIOS FILHOS DA TERRA. QUEM VIAJOU AO SUL E SUDESTE E VOLTAR AGORA NÃO CONHECE NEM ACREDITA QUE ABREU E LIMA É O QUE É AGORA. CORTADA PELA BR 101 COM CORREDOR EXCLUSIVO PARA ÔNIMBUS.
A CIDADE ESTÁ ABORIZADA, ILUMINADA E LIMPA ISSO SEM CONTAR COM VARIAS RUAS ASFALTADAS COMO A RUA JERONIMO GUEIROS, PADRE MACHADO, CAPITÃO JOSÉ PRIMO, RUI BARBOSA, MARECHAL COSTA E SILVA, PADRE MACHADO E OUTRAS. HOJE TEMOS UM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO E MATERNIDADE, ONDE JA NASCERAM CENTENAS DE BEBÊS - UM SONHO QUE SE REALIZOU. HOJE MAUITAS COISAS BOAS A CONTAR DE ABREU E LIMA, SEU COMERCIO AVANÇOU E PROGREDIU, A EDUCAÇÃO TEM SIDO ENCARADA COM PRIORIDADE, COM UNIDADES ESCOLARES EM TODOS OS BAIRROS E A POUCOS DIAS FOI INAUGUARA UMA UNIDADE QUE É COISA PRA PRIMEIRO MUNDO, MUITO LINDA A ESCOLA, VOCÊ HA DE CONCORDAR COMIGO. TEMOS TAMBÉM UMA CLINICA DE FISIOTERAPIA, LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS E AMBULANCIAS 24 HORAS. VOLTANDO AO PASSADO, NÃO POSSO ESQUECER OS BANHOS NO RIO TIMBÓ, (hoje não passa de um riacho) AINDA BEM QUE O RIACHO TIMBÓ FOI TODO CANALIZADO PARA EVITAR TRANSTORNOS NO INVERNO. NAQUELA ÉPOCA AS MULHERES LEVAVAM SUAS TROUXAS DE ROUPA PRA LAVAR. EU GOSTAVA DE IR COM MINHA MÃE PÁRA PASSAR O DIA TOMANDO BANHO E PROCURANDO JACA NO SITIO DA USINA TIMBÓ. EITA TEMPO BOM!!!! ONDE MORO ATUALMETE ERA SÓ MATA ATLÂNTICA NATIVA, MAS A COHAB CONSTRUIU ESSA VILA COM MAIS DE 5 MIL UNIDADE. COM AS INVASÕES DE SOBRAS DE TERRENOS DEVE ESTAR CHEGANDO A MAIS DE 6 MIL MORADIAS. ESTES ULTIMOS QUATRO ANOS O MUNICÍPIO TEVE UM IMPULSO FORA DO COMUM, SÃO VARIAS LOJAS DE MÉDIO PORTE, VARIAS INDUSTRIAL, TEMOS TRES BANCOS E AO QUE PARECE VAI CHEGAR MAIS UM, TOMARA. A PREFEITURA TEM UM PREDIO MUITO BOM E A CÂMARA AINDA NÃO CONSEGUIU O SEU MAS JÁ FOI DOADO UM TERENO PARA ESSA FINALIDADE. VAI FICAR PERTO DO CENTRO COMERCIAL, ONDE TAMBÉM FICARÁ O FORUM E O MINISTERIO PUBLICO. A CHAMADA FEIRA NOVA ESTÁ SE VESTINDO E HOJE JÁ PARECE UMA OBRA. RESUMINDO, O MUNICÍPIO DE ABREU E LIMA TOMOU UM IMPULSO MUITO GRANDE NESTES ÚLTIMOS QUATRO ANOS.
ESTAMOS PROXIMO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, VAI TER MUITOS CANDITADOS PLEITEANDO O CARGO DE PREFEITO, TOMARA QUE AQUELE QUE GANHE CONTINUE TRABALHANDO COMO O ATUAL RUMO AO DESENVOLVIMENTO. É SO TRABALHAR COM SERIEDADE A RESPEITO COM A COISA PÚBLICA QUE A POPULAÇÃO SEMPRE VAI RECONHECER.
MAIS UM POUCO DE HISTÓRIA - n° de eleitores
NÃO PODEMOS CONCORDAR É COM DELAPIDAÇÃO DO ERÁRIO, QUE NO BRASIL TORNOU-SE UMA DOENÇA INCURÁVEL DADA IMPUNIDADE DOS GESTORES PÚBLICOS. PODEMOS AFIRMAR QUE SE UM DESSES GESTORES PÚBLICOS DESVIAM RECURSOS DE FORMA IRREGULAR SUAS CONTAS PASSAM ANOS E ANOS NO TCE. CONHEÇO UM GESTOR QUE TEM UMA CONTA IRREGULAR QUE ESTÁ TRAMITANDO A 11 ANOS, ISTO É DESDE 1997. E O POVÃO IGNORANTE AINDA CHEGA A APLAUDIR CERTOS GESTORES. PURA IGNORANCIA.

4 comentários:

EDSON disse...

Olá amigo Zé Amaro, eu também sou edson Amaro, sobrinho de seu antônio Amaro dono Vera Cruz FC. Estou lançando um livro brevimente sobre a história de Abreu e Lima e o museu da pintura de nossa cidade pois sou artista plástico e estou pintando nossa história em tela, tem tenho muita coisa em fotos para trocamos se tiver fotos antigas de Abreu e Lima ou Maricota manda para meu email. e.b10@hotmail.com

deodina medeiros disse...

Sr José Amaro, eu me chamo Deodina, neta da Professora Deodina Alves de Medeiros. Li o seu documentário sobre Abreu e lima e sobre a escola da minha avó. Obrigada por não deixá-la esquecida na sua história de vida. Também morei lá quando criança e tudo o que disse sobre Abreu é verdade.Tenho saudades daquele tempo. Conheci a sua Professora Ivonete. Minha avó já faleceu há nove anos mas segui os conselhos dela. Hoje sou professora. Não sei se o senhor conheceu tia Benedita que também era professora da escola que ainda se encontra lá.



Agradeço por esse momento de lembrança e saudades.



Deodina Medeiros

Blog do Zé disse...

Deodina medeiros,
fico feliz em saber noticias da familia que faz parte da minha educação, foi importante o que aprendi com a Prof Deodina Alves. Muito pobre à epoca estudava de graça e muitas vezes cheguei até almoçar na casa dela. Um pessoa de coração aberto e muita simplicidade, que o tempo não apagará da minha memória. Dona Benedita vez por outra dava aula auxiliando a tia, hoje a conheço mas fico acanhado de me identificar. Inclusive passo em frente a casa quando vou pro meu trabalho na Câmara Municipal de Abreu e Lima. Obrigado amiga pelo seu comentario, que só dei por conta ha pouco tempo, pois tem me faltado inspiração pra escrever alguma coisa, não gosto de escrever sobre coisas negativas, mas é que mais existe por aí afora.

Paulo disse...

Sou Paulo Patricio de Oliveira eu também não nasci em abreu e Lima porque na época não tinha Maternidade. Sai desta Cidade no ano de 1966 com destino a São Paulo , conheci o Sr. Antonio Amaro na época de ouro do Vera Cruz lembro de poucos jogadores deste time como Baba, Luiz goleiro,se não me angano o Binha e outros eramos vizinho da familia de João Pereira,Toinho, Luiz e outro que não me lembro agora morei na Rua São Sebastião Nº 72. Gostaria de receber alguns foto pelo meu Imail se possível do centro da cidade Imail(bertoberto@ig.com.br)