terça-feira, 12 de agosto de 2008

VEREADOR

Vereador

O vereador ou edil é o agente político que atua no âmbito dos municípios, a nível legislativo, conforme a forma de governo constitucional na Câmaras. No Brasil, ele tem atividade legislativa e parlamentar, gozando de prerrogativas legais assecuratórias do mandato, como a imunidade por suas palavras. Em Portugal e Moçambique, o vereador tem apenas poder executivo.

Etimologia

Conquanto trazem os dicionários a origem do vocábulo como derivado do antigo termo verea - que significaria "administrar" - alguns autores apontam sua origem para uma significação diversa: seria, sim, a contração de "verificador".

Origens

Em Portugal, desde suas origens, a presença do poder real era marcado pela instalação, em cada unidade municipal com administração própria (vilas e cidades), dos pilouros (ou pelourinho - símbolo geralmente gravado em pedra com as armas da Coroa, em volta do qual se procedia a reunião dos moradores para a votação, em sacos chamados pelouros) e da instalação de um "Conselho", formado por cidadãos ou vilões dentre aqueles mais abastados e de melhor reputação.

Com a incrementação da política colonialista, e o desenvolvimento crescente de algumas povoações, necessitando com isto de administração local diversa da dos agentes diretos da Coroa - procedeu-se também nas colônias a instituição de vilas e cidades - dotando-as, portanto, de um Conselho de Vereadores.

Por este tempo, foram previstas desde as Ordenações Manuelinas e, mantidas pelas Filipinas, mais centralizadoras, exerceram maior ou menor importância em diversos momentos históricos.

De acordo com as Ordenações Manuelinas, as Câmaras ou Conselhos tinham poderes, além dos ordinariamente atribuídos (limitado poder legistativo e parlamentar), também funções judiciárias - o que foi praticamente extinto, com as Filipinas. Permanecia, por exemplo, o papel de baixar as chamadas posturas (leis disciplinando a vida na urbe. Um bom exemplo dessa postura era a adotada em muitas vilas, proibindo a entrada de ciganos), taxas sobre o trabalho de artesãos.

Foram, segundo alguns, os verdadeiros representantes dos poderes da Coroa nas colônias - o único ente administrativo verdadeiramente presente em todas as vilas.

Vereança no Brasil

Histórico

As câmaras constituíram o primeiro núcleo de exercício político, no Brasil Colônia. Eram poucas as vilas e cidades, até a vinda da Família Real, em 1808. Além dos Vereadores, escolhidos dentre os portugueses aqui radicados, estas instituições já possuíam um Procurador e oficiais. Era presidida por um ou dois juízes ordinários (também chamados de dentro, por serem moradores do lugar).

As câmaras e seus edis foram, por diversas vezes, elementos de vital importància para a manutenção do poder de Portugal na Colônia, organizando a resistência às diversas invasões feitas por ingleses, franceses e holandeses.

Também, com o surgimento do sentimento nativista, já no século XVII, foram focos de diversas revoltas e distúrbios. O direito de uma freguesia ou povoado tornar-se vila era comprado à Coroa - algo feito pelos próprios moradores interessados. Dentre estes era escolhida a formação da primeira legislatura.

Quando da Independência do Brasil, em 1822, as Câmaras Municipais aderiram ao novo Imperador. O mesmo ocorreu na Bahia, que permanecia sob o jugo português e, a partir da resistência dos edis das Câmaras foi que o povo organizou-se para a luta - em todo o Estado os Conselhos reuniram-se e manifestaram-se súditos de Pedro I.

Ao longo do tempo sua denominação manteve-se, apesar de algumas vezes a câmara ter passado a chamar-se senado municipal.

A figura do vereador hoje

Sendo o município um dos entes integrantes da Federação Brasileira, conforme define a Constituição de 1988, delegou a Carta Magna maiores poderes a este. Os artigos 29 a 31 prescrevem, para os vereadores, dentre outros:

  • Mandato de quatro anos, por voto direto e simultâneo em todo o país;
  • Elaboração da Lei Orgânica do Município;
  • Número de integrantes nas câmaras proporcional à população do município (variando de 9 a 55);
  • Fiscalização e julgamento das contas do Executivo;
  • Inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos - no exercício do mandato e na circunscrição do município;
  • Legislar sobre assuntos de interesse local.

Para concorrer ao mandato de vereador a idade legal mínima é de dezoito anos.

A crise do número de vereadores

No ano de 2004 o pequeno município paulista de Mira Estrela foi alvo de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, determinando a diminuição do número de vereadores daquela localidade. Esta decisão foi estendida para todos os demais municípios e Capitais - fixando-se a delimitação em critérios proporcionais.

Houve grande reação por parte dos parlamentares afetados, e o Congresso ensaiou a aprovação de Emenda Constitucional a fim de reverter esta decisão - que já naquele mesmo ano influiria nas eleições municipais em todo o país - sem sucesso: O Brasil experimentou a redução de cerca de quatro mil edis.

A medida, tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral, visaria a redução dos gastos com o Legislativo nos municípios - razão primacial da ação de Mira Estrela. Entretanto, a lei que determina o percentual de repasse para as Câmaras permaneceu inalterada. A rigor, nem um centavo foi economizado.

Portugal

No sistema político português, estruturalmente centralizador, o vereador não tem a função legislativa que se verifica noutras partes. O diploma legal que disciplina seu papel na administração dos municípios, é a Lei nº169/99 de 18.09.

Ali, em seus artigos 56º e seguintes, vemos que:

  • "A câmara municipal é constituída por um presidente e por vereadores, um dos quais designado vice-presidente e é o órgão executivo colegial do município, eleito pelos cidadãos eleitores recenseados na sua área." (art. 56º, 1)
  • "Para além do presidente, a câmara municipal é composta por:

a) Dezasseis vereadores em Lisboa;

b) Doze vereadores no Porto;

c) Dez vereadores nos municípios com cem mil ou mais eleitores;

d) Oito vereadores nos municípios com mais de 50 mil e menos de cem mil eleitores;

e) Seis vereadores nos municípios com mais de 10 mil e até 50 mil eleitores;

f) Quatro vereadores nos municípios com 10 mil ou menos eleitores" (art. 57º, 2).

O Presidente da Câmara, que será o primeiro da lista que obtiver a maior votação, é auxiliado pelos Vereadores nas atribuições que vão desde a elaboração e cumprimento do orçamento municipal, à venda de bens e gerenciamento dos funcionários do município. É, ainda, ele quem representa o município. De observar que, normalmente, só são atribuído Pelouros (ou seja a responsabilidade por um departamento da administração municipal) aos Vereadores da lista vencedora, ficando os restantes (Vereadores da oposição) sem responsabilidades diretas executivas.

Neste trabalho, a Câmara é auxiliada por um Conselho, escolhido dentre as entidades existentes no município, que funciona através de vogais e serve como ente consultivo.

O orgão legislativo municipal é a Assembleia municipal, composta por Deputados Municipais eleitos diretamente e pelos Presidentes das Juntas de Freguesia do município (Deputados Municipais por inerência).

Países de língua inglesa

A instituição, em boa parte dos países de influência bretã, é mantida como representante de uma assembléia municipal. O vereador - comumente chamado de alderman (cuja etimologia vem, literalmente, de "homem mais velho") - também é o membro do Conselho Municipal, nos países da Comunidade Britânica, como Canadá, Austrália e Reino Unido - chamado de councillor, nestes casos.

Países de língua espanhola

Nestes países existe a figura do concejal ou edil (concelleiro na Galiza), cujas funções podem envolver desde o poder legislativo ao de mero conselheiro municipal.

  • Curiosidade:

Na Comunidade Valenciana (Espanha), o município de Tavernes Blanques' tem como "presidente da Câmara" a santa padroeira - Nossa Senhora dos Desamparados de Carraixet, cuja imagem agora ostenta o bastão de mando.

Vereadores no mundo

Itália

Na Itália o equivalente ao vereador é o consigliere, que atua a nível comunal. Na maioria dos casos os representantes dos conselhos municipais ou comunitários não recebem remuneração pelo exercício da função - salvo ressarcimento por eventuais despesas e diárias.

Moçambique

Em Moçambique, o Conselho Municipal é constituído pelo Presidente, eleito pelos munícipes e por vereadores escolhidos por aquele, cada um gerindo o seu pelouro. O poder legislativo ao nível do município é exercido pela Assembleia Municipal.

Curiosidades

  • A primeira eleição para vereador, no Brasil, ocorreu em 1532, na vila de São Vicente.
  • Em toda a história do país, as casas legislativas somente deixaram de existir em dois momentos, ambos com Getúlio Vargas: de 1930, com o golpe, até 1934, quando foi promulgada a nova Constituição; e de 1937 quando foi instituído o Estado Novo, até 1946, quando voltou o regime democrático.
  • Até meados dos anos 60 do século XX a função não era remunerada, no Brasil.
  • A Lei Federal 7.212/84 instituiu o dia 1 de outubro como o "dia do vereador" em todo o território nacional.
  • Pero Vaz de Caminha, escrivão famoso por sua carta ser o único documento a registrar a chegada da armada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, foi "vereador" na cidade do Porto, encarregado de redigir os Capítulos da Câmara Municipal a ser enviados às Cortes. Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vereador

DEPOIS DE SABERMOS TUDO ISSO SOBRE A FIGURA DO VEREADOR DEVEMOS ESTAR CONSCIENTES DE QUE O VEREADOR É O POLÍTICO MAIS PRÓXIMO DA POPULAÇÃO, VEZ QUE É OBRIGADO POR LEI A RESIDIR NO MUNICÍPIO EM QUE SE ELEGE, SE BEM QUE HÁ CENTENAS DE VEREADORES POR ESSE BRASIL AFORA QUE TERMINAM POR MUDAR DE MUNICÍPIO MAS CONTINUA COM DOMICÍLIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO ONDE SE ELEGEU.

É O VEREADO QUEM SERVE DE BASE PARA ELEGER DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E SENADORES. PEDEM VOTOS PARA GOVERNADORES E PRESIDENTE DA REPÚBLICA. POR MORAR NO MUNICÍPIO É CONSTANTEMENTE PROCURADO POR PESSOAS QUE SEMPRE ESTÃO NECESSITANDO DE UMA “AJUDA”. POR ISSO MESMO O ÚNICO POLÍTICO QUE DEVE SER RECONHECIDO COMO MERECEDOR DO VOTO DO POVÃO É O VEREADOR, QUE REPRESENTA A POPULAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL, PROPONDO LEIS, RESOLUÇÕES, FISCALIZANDO OS ATOS DO PREFEITO OU APOIANDO ESTE EM SEUS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL. NÃO DEIXE DE VOTAR NUM VEREADOR DE SEU MUNICÍPIO. ESSE MERECE O SEU VOTO. OBS: NÃO VENDA SEU VOTO. ISSO É CRIME; NÃO TROQUE POR NADA. SEJA ESPERTO E INTELIGENTE. QUEM COMPRA SEU VOTO NÃO QUER TER COMPROMISSO COM O POVO. ELE QUER COMRAR UM MANDATO. DIGA NÃO A COMPRA DE VOTOS

sábado, 9 de agosto de 2008

IGREJA CATÓLICA ORIENTA SEU ELEITORADO

A IGREJA CATÓLICA, MAIS PRECISAMENTE O ARCEBISPO DA BAHIA, ORIENTA OS ELEITORES CATÓLICOS A VOTAR CONTRA POLÍTICOS FICHA SUJA. ACHO QUE ESSA DEVERIA SER A POSTURA DE TODOS OS LIDERES E PORQUE NÃO DIZER DE TODAS AS PESSOAS DE BOM SENSO. ESTAMOS NA CONTRA MÃO DA MORAL. NÃO TEMOS MAIS REFERENCIAL PARA SEGUIR O EXEMPLO, A JUSTIÇA LIBERA OS POLÍTICOS "FICHA SUJA", ALGUNS LÍDERES EVANGELICOS POR SEU TURNO ESTÃO APOIANDO ESSE "POLITICO". ESTÃO TROCANDO O CERTO PELO ERRADO, PARECE ESTAMOS CORRENDO PARA GENERALIZAÇÃO E BANALIZAÇÃO DO CRIME. QUE IMAGEM FICA DO NOSSO PAÍS LA FORA? É UMA VERGONHA PARA QUEM PRIMA PELA MORAL E PELA ÉTICA. SERIA BOM AS IGREJAS EVANGELICAS SIGUISSE ESTE BOM EXEMPLO.
ESTÁ DE PARABENS O BISPO DA BAHIA NESTA MATÉRIA DO JORNAL DO COMERCIO, EDIÇÃO DE 09/08/08 -
O arcebispo-primaz do Brasil e de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse ontem que a Arquidiocese vai orientar os eleitores a não votar nos candidatos com ficha suja, com processo judicial em tramitação. “Será a primeira coisa que, em cada lugar, deve ser visto: quais os candidatos que não merecem nosso voto”, disse. Dom Geraldo lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou os candidatos de ficha suja para disputar a eleição municipal. Segundo ele, isso vai contra a posição da sociedade brasileira: “Não vai ajudar. Vai retardar ainda mais o processo que se iniciou, através de leis, no sentido de purificar a participação das pessoas na vida pública. Então, desse modo, a gente vai custar a chamar à responsabilidade aqueles que estão com as mãos, como se diz, sujas”. (fonte: jc) veja também:

terça-feira, 5 de agosto de 2008

BANDA LARGA 3G DA CLARO

CANÇADO DA LENTIDÃO DAS CONEXÕES DISCADAS, E DA FALTA DE VELOX NA MINHA CIDADE, SE BEM QUE AGORA CHEGOU JÁ PRA UNS POUCOS PRIVILEGIADOS, DECIDI INSTALAR BANDA LARGA 3G DA CLARO PARA TER UMA INTERNET RAPIDA.

FOI NA ÉPOCA EM QUE ESTAVA PIPOCANDO O MARKETING DA TECNOLOGIA 3G DA CLARO. FIQUEI DEVERAS INFLUENCIADO E SUGESTIONADO. RESOLVI SAIR EM BUSCA DO MODEM QUE ESTAVA A VENDA NAS LOJAS DA CLARO. CHEGUEI NA LOJA DO SHOPPING TACARUNA RECIFE, ESTAVA LOTADA. TIVE QUE PEGAR UMA SENHA PARA SER ATENDIDO, TAMANHA EWRA A BUSCA PELA NOVA TECNOLOGIA. AGUARDEI JUNTO COM MEU FILHO MAIS DE UMA HORA PRA SER ATENDIDO. FINALMENTE CHEGOU A NOSSA VEZ. O VENDEDOR MUITO ANIMADO NOS ATENDEU EXPLICANDO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MODEM E COMO E SUA FUNCIONALIDADE E FACILIDADE DE INSTALAÇÃO. NO MOMENTO VI UM SENHOR COM UM NOTEBOOK TESTANDO O MODEM E VI QUE A VELOCIDADE ERA REALMENTE RÁPIDA. ISSO ME DEIXOU AINDA MAIS INTERESSADO. DEPOIS DAS EXPLICAÇÕES DE PRAXE, O VENDEDOR TROUXE O CONTRATO E MEU FILHO ASSINOU DEPOIS DE DAR UMA LIDA RAPIDA NALGUMAS CLAUSULAS DE LETRAS MIUDAS DE COR CINZA. NAQUELE MOMENTO O QUE INTERESSAVA ERA TER LOGO ESSE APARELHINHO QUE IRIA FAZER NOSSA INTERNET FICAR RAPIDA.

SAÍMOS DA LOJA EUFÓRICOS E AO CHEGARMOS EM CASA TRATAMOS LOGO DE INSTALAR O MODEM DA MARCA HUAWEI E-226, DE FABRICAÇÃO CHINESA, PRA VARIAR. TAMANHA FOI NOSSA DECEPÇÃO, POIS ALGUNS DIAS NÃO CONSEGUIMOS FAZER COM QUE O MODEM FUNCIONASSE. APELEI PARA O ATENDIMENTO PELO TELEFONE 1052, QUE POR SINAL É MUITO DIFICIL CONSEGUIR FALAR COM ALGUN ATENDENTE. FINALMENTE DEPOIS DE VARIAS TENTATIVAS CONSEGUI AJUDA DO ATENDENTE QUE ME ENSINOU CONFIGURAR O MODEM. ENTÃO ELE COMEÇOU A FUNCIONAR. MAS MINHA DECEPÇÃO FOI MAIOR QUANDO VI QUE A VELOCIDADE NÃO CHEGAVA A 100 Kbps. FIQUEI REVOLTADO, POIS HAVIA CONTRATADO UMA BANDA DE 500 Kbps. TINHA COMPRADO O MODEM E PIOR DE TUDO, SÓ PODIA CANCELAR O SERVIÇO DEPOIS DE UMA ANO. PROCUREI LER O CONTRATO COM MAIS PACIENCIA E ENCONTREI CLAUSULA QUE PREVIA QUE A BANDA PODIA VARIAR DE VELOCIDADE ENTRE MÁXIMA DE 500 E 128Kbps. PIOR QUE NADA DISSO NOS FOI EXPLICADO PELO VENDEDOR QUE ESTAVA LOUCO PRA VENDER A MERCADORIA. HOJE ME SINTO ENGANADO, COMPREI GATO POR LEBRE, ESTOU PAGANDO POR UM SERVIÇO QUE NÃO FUNCIONA A CONTENTO, É MUITO INSTÁVEL. SOMENTE DE MANHÃ FICA UM POUCO MAIS RAPIDA, DIMINUIDO POUCAS HORAS MAIS TARDE, EM NADA DIFERINDO DA CONEXÃO DISCADA. COM UMA AGRAVANTE, TENTEI VARIAS VEZES CONTATO COM O ATENDIMENTO MAS FICAVA DE OUVIDO QUEIMANDO E NADA DE ATENDIMENTO. NAS VEZES QUE CONSEGUI O ATENDENTE ME EXPLICAVA ALGUMAS COISAS MAS LOGO A LIGAÇÃO CAIA, CREIO QUE PROPOSITAMENTE. SENÃO ME ENGANO FORAM 4 VEZES DESDE 03 DE MARÇO DESTE ANOS QUE CONSEGUI UM CONTATO COM O PESSOASL DA CLARO. NÃO SEI O QUE FAZER, ESTOU COM MUITA RAIVA. JÁ PENSEI EM PROCURAR A ANATEL PRA REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO MAS NÃO ACREDITO MUITO NESSAS AGENCIAS REGULADORAS DO GOVERNO E TENHO O PESSIMISMO DE ACHAR QUE NADA VAI ADIANTAR. POSTEI ESSE COMENTARIO COMO FORMA DE DESABAFO. VALENDO RESSALTAR AQUI QUE MORO A 15 KM DA CAPITAL E O SINAL SÓ É BEM (+ ou -) CAPTADO CERCA DE 10 Km. SÓ SEI DE UMA COISA VOU PAGAR POR UM ANO DE SERVIÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE NADA MAIS NADA MENOS QUE O VALOR R$ 840,00, SEM CONTAR COM MODEM QUE ME CUSTOU 150 REIAS. MAS ISSO INFELIZMENTE SÓ ACONTECE NO BRASIL CUJOS CIDADÃOS SÃO DESRESPEITADOS EM SEUS DIREITOS MAIS COMUNS.

Blogger: DC. JOSÉ AMARO - Criar postagem

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terça-feira, 22 de julho de 2008

HOMOFOBIA

HOMOFOBIA. VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?
POIS BEM, VEJA UM DOS SIGNICADOS DESSE NEOLOGISMO, QUE VEM CAUSANDO TANTA DISCUSSÃO ULTIMAMENTE NA MIDIA E FORA DELA.
O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando as palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".
Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.
Etimologicamente, o termo mais aceitável para a idéia expressa seria "Homofilofóbico", que é medo de quem gosta do igual. Fonte: wikipedia – enciclopédia livre.
EM OUTRAS PALAVRAS ESTE TERMO ESTÁ SENDO ATRIBUIDO ÀS PESSOAS QUE TEM ÓDIO DOS HOMOSEXUAIS A PONTO DE AGREDI-LOS MORAL OU FISICAMENTE.
POR ESTE MOTIVO TRAMITA NO SENADO UM PROJETO DE LEI (PL 122/2006) JÁ APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE CONDENA E PUNE COM PRISÃO QUALQUER CIDADÃO QUE MANIFETSE QUALQUER ATITUDE OU EXPRESSÃO CONTRARIA A PRATICA HOMOSEXUAL EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. leia mais sobre o assuntos nestes sites: http://juliosevero.blogspot.com/2008/04/pl-12206-mobilizao-contra-restrio.html; http://www.overbo.com.br/modules/news/article.php?storyid=4713
Veja alguns pontos do Projeto de Lei:
Principais pontos da nova lei:
constrangimento intimidatório de ordem moral, filosófico ou psicológico - 1 a 3 anos de prisão
injúria (ofender reputação, dignidade ou decoro) - 1 a 3 anos de prisão
dispensa direta ou indireta de empregado homossexual - 2 a 5 anos de prisão
impedir ou proibir permanência em estabelecimento público ou privado aberto ao público - 1 a 3 anos de prisão
recusa de recrutamento de candidato homossexual- 3 a 5 anos de prisão
impedir hospedagem em hotel, motel ou pousada - 3 a 5 anos de prisão
impedir aluguel ou venda de imóveis a homossexual - 2 a 5 anos de prisão
impedir manifestação de afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público - 2 a 5 anos de prisão
Efeitos da condenação: prisão, pagamento de multa de até 10 mil Ufir e suspensão de funcionamento do estabelecimento por três meses.
SOBRE ESTE TEMA A REVISTA VEJA PUBLICOU MATERIA (A FÉ DOS HOMÓBICOS) CLASSIFICANDO OS EVANGELICOS DE HOMÓBICOS. COMO EVANGELICO QUE SOU E LEITOR DE VEJA ME SENTI OFENDIDO POIS NÃO ME ACHO HOMOFÓBICO DE FORMA ALGUMA, TENHO AMIGOS HOMOSEXUAIS, E OS RESPEITO COMO MEU IGUAL. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE SOU FAVORÁVEL A PRATICA DO HOMOSEXUALISMO E ATÉ SERIA SE A PALAVRA DE DEUS NA QUAL CREIO A CONSIDERASSE NORMAL E SADIA, PELO CONTRÁRIO, A BIBLIA CONDENA TAXATIVAMENTE OS SODOMITAS E ATÉ EFEMINADOS. NÃO SOU EU CONDENO. É O JUSTO JUIZ. NÃO VOU COMENTAR O TEXTO PORQUE A MATERIA JÁ FOI ANTERIORMENTE ABORDADA NESTE HUMILDE BLOG. QUERO EXPRESSAR MINHA SOLIDARIEDADE AO PASTOR SILAS MALAFAIA QUE TÃO SABIAMENTE DEFENDEU O POVO EVANGELICO SE MANIFESTANDO EM SEU PROGRAMA CONTRA ESSA INJUSTA TAXAÇÃO DE HOMOFÓBICOS AOS EVANGELICOS, PUBLICADA NA REVISTA VEJA.
VEJA NA INTEGRA PARTE DO PROGRAMA DO PASTOR SILAS EM DEFESA DA FÉ. http://www.ministeriosilasmalafaia.com.br/_gutenweb/_site/pg_tv.cfm

segunda-feira, 21 de julho de 2008

ELEIÇÕES 2008 EM ABREU E LIMA 2

JA POSTEI O PRIMEIRO COMENTARIO NESTE BLOG SOBRE O ASSUNTO. AGORA A COISA JÁ ESTÁ DEFINIDA. TEREMOS MESMO DOIS CANDIDATOS A PREFEITO EM ABREU E LIMA: FLAVIO GADELHA - PMDB - 15 E JERÔNIMO GADELHA - PDT - 12.
FLAVIO GADELHA - ATUAL PREFEITO, CONTA O APOIO DE LIDERANÇAS DE PESO POLÍTICO, A COMEÇAR PELO PADRE DA PARÓQUIA LOCAL. A GRANDE MAORIA DOS CANDIDATOS A VEREADORES DA ELEIÇÃO PASSADA HOJE O APOIAM, INCLUSIVE 8 DOS 10 VEREADORES DA CAMARA MUNICIPAL. A ANALISAR POR ESSE CONTEXTO AS POSSIBILIDADES DE VITÓRIA DO ATUAL PREFEITO É INCONTESTÁVEL, APESAR DO EX-PREFEITO JERÔNIMO GADELHA SER UMA RAPOSA EM POLÍTICA E CONTAR COM O APOIO EXPLICITO DA LIDERANÇA EVANGELICA ( O SEU VICE É OBREIRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS LOCAL), SABEMOS QUE A DISPUTA NÃO VAI SER FACIL, NEM O FLAVIO ACEITA O CLIMA DE "JA GANHOU", POIS CONHECE MUITO BEM A CAPACIDADE POLÍTICA DO TIO. MAS APESAR DE SA BERMOS QUE SÓ HÁ DOIS CANDIDATOS NA DISPUTA AINDA HÁ UMA DUVIDA: SERÁ QUE A CANDIDATURA DE JERÔNIMO GADELHA SERÁ HOMOLOGADA? ESSA PERGUNTA TEM CABIMENTO PORQUE O MESMO FAZ PARTE DA RELAÇÃO DOS POLÍTICOS "ficha suja" DO ESTADO E PODE TER SEU REGISTRO CASSADO PELA JUSTIÇA ELETORAL. HÁ UMA GRANDE EXPECTATIVA NA POPULAÇÃO MAIS ESCLARECIDA NO ASSUNTO. VAMOS ADIANTE SE HOUVER FATO(S) NOVO(S) A SER(EM) COMENTADO(S) POSTAREMOS NESTE ESPAÇO QUE O GOOGLE TÃO GENTILEMENTE NOS DISPONIBILIZA. ISSO SE CHAMA DEMOCRACIA E ESTADO DE DIREITO.

domingo, 6 de julho de 2008

POLÍTICOS "FICHA SUJA" 2

JÁ POSTEI NESTE BLOG UM COMENTARIO SOBRE POLÍTICOS "FICHA SUJA" OU SEJA, QUE TIVERAM CONTAS REJEITADAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS SEM MAIS DIREITO A RECURSO. SEMANA PASSA, DIA 04 DO CORRENTE O JC PUBLICA UMA LISTA DE 719 NOMES DESSES POLÍTICOS. NO DIA SEGUINTE SAI UMA NOVA LISTA E NESSA CONSTA O NOME DO EX-PREFEITO DE ABREU E LIMA - JERONIMO GADELHA, CONHECIDO DE TODOS NÓS. NÃO QUEREMOS JULGAR NINGUEM POIS NÃO É ATRIBUIDA A NÓS TAL FUNÇÃO, MAS À JUSTIÇA. APENAS PODEMOS EMITIR COMENTARIOS SOBRE ALGO QUE JÁ FOI DITO OU PUBLICADO. POIS É, VEJA O QUE O JORNAL DO COMERCIO PUBLICOU SOBRE O EX-PREFEITO JG.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS Sobe para 731 lista de políticos com ficha suja Publicado em 05.07.2008
Leia Mais
» Baixe aqui a lista com os 719 iniciais
TCE divulga lista complementar com mais doze nomes de gestores – entre eles quatro ex-prefeitos – que correm o risco de ficar inelegíveisA Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou, ontem, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) uma lista complementar de gestores que tiveram suas prestações de contas rejeitadas nos últimos cinco anos, sem possibilidade de recurso. Entre os citados, estão quatro ex-prefeitos, sete presidentes de Câmaras de Vereadores e uma produtora cultural (veja quadro). Com a nova listagem, sobe para 731 o número de ordenadores de despesa com a ficha suja, que podem ficar inelegíveis este ano. Na última quinta-feira, o TCE já havia entregue um documento com 719 nomes.
A justificativa para o TCE fornecer a lista complementar, um dia depois da entrega da primeira relação, é de que ainda havia prazo para os condenados apresentarem recurso ao próprio tribunal. No entanto, segundo o calendário eleitoral, o prazo para recorrer termina hoje – mesmo dia para o registro das candidaturas. Nos bastidores, porém, houve muitas pressões em torno da listagem dos ficha suja. De um lado, para incluir os nomes de condenados. De outro, para livrá-los da exposição e do conseqüente ônus político. Este ano, o TCE deixou de divulgar na internet a listagem dos que tiveram as contas rejeitadas, ao contrário do que fez em 2006. Limitou-se apenas a entregar a relação ao TRE.
Entre os nomes da relação complementar de ontem, o ex-prefeito de Abreu e Lima (Grande Recife) Jerônimo Gadelha chama a atenção. Acusado de fraudes em licitações, desvio de verba pública e formação de quadrilha, ele chegou a ficar preso durante 33 dias no Centro de Triagem (Cotel), em setembro de 2006. Segundo o Ministério Público de Pernambuco, o prejuízo ao erário chegou a R$ 17 milhões.
A inclusão do nome na lista dos ficha suja pode deixar o citado inelegível este ano. Com base na decisão do TCE de rejeitar as contas, o promotor eleitoral pode entrar com uma ação para pedir à Justiça Eleitoral a impugnação do registro de candidatura. Dos 731 gestores públicos que estão na relação do TCE, 184 são prefeitos e ex-prefeitos, 166 são vereadores e ex-vereadores e 381 são ordenadores de instituições públicas e privadas que receberam verbas públicas.
O número dos incluídos na atual relação dos ficha suja supera o de anos anteriores. Em 2006, foram enquadradas 586 pessoas. Em 2004, o quantitativo foi de 675 citados. Segundo a Corregedoria do TCE, a maioria das irregularidades refere-se a fraudes em licitações, superfaturamento de obras e serviços, terceirizações indevidas. As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e os fundos de previdência municipal também são saídas para desvios de recursos, de acordo com o TCE. (matéria publicada no JC dia 05/07/08)

MATÉRIAS VINCULADAS