sábado, 25 de outubro de 2008

SISTEMA ELEITORAL NO BRASIL

SISTEMA ELEITORAL NO BRASIL

SISTEMA PROPORCIONAL

Sistema proporcional

Já para as vagas de deputado federal, deputado estadual e vereadores, a Constituição adotou o sistema proporcional de votos. Esse sistema, contestado por muitos, faz com que em alguns lugares o voto de um cidadão chegue a valer mais de 20 vezes o de outro. Isso por que, cada estado elegerá no mínimo oito e no máximo setenta deputados, de um total de 513 vagas existentes na Câmara dos Deputados.

Com isso, para eleger um deputado federal em 1998 em São Paulo, foram necessários mais de 333.000 votos. Já em Roraima, a eleição era possível com apenas 17.000. O princípio "um homem, um voto" é flagrantemente violado, não havendo uma real proporção.

O cálculo faz-se da seguinte forma: o total de votos válidos do estado, dividido pelo total de vagas disponíveis. O resultado é o chamado "coeficiente eleitoral", que é o número de votos necessários para a eleição de um postulante ao cargo.

Admite-se ainda, o voto de legenda, ou no partido. O total de votos do partido também pode contribuir para que deputados com votações ínfimas sejam eleitos.

Além disso, caso um candidato do partido obtenha uma votação expressiva, acima da necessária para a obtenção de sua vaga, os votos excedentes serão convertidos para sua legenda. Exemplo disso ocorreu nas eleições de 2002, quando o candidato Enéas Carneiro, do PRONA, arrebanhou mais de um milhão de votos, elegendo não só a si, mas vários outros candidatos de seu partido, alguns com menos de mil votos recebidos.

*O mesmo procedimento é adotado para o Vereador. Aguns se elegem graças aos votos recebido pela legenda (partido que faz parte ou coligação). Isso as vezes acontece com partidos chamados com pequena representatividade. As vezes essa representatividade é tão insifgnificante que é necessário o partido se coligar (juntar-se com outros) para alcançar o coeficiente eleitoral, que como se expõe acima é a quantidade de votos recebidos por cada partido ou legenda, divididos pelo numero de vagas na Câmara Municipal. Por exemplo: certa cidade, após a apuração dos votos na eleição de 2008, teve um total de 61.000 votos válidos e ao mesmo tempo possue 10 vagas na Câmara Municipal, para se calcular o coeficiente eleitoral é só dividir o total de votos validos pela numero de vagas, que daria um resultado de 6.100 votos para que, cada partido participante do pleito possa, pelo menos ter uma vaga assegurada.

Este sistema é injusto pois o correto seria que os mais votados fossem os eleitos, mas não é assim, pois determinado partido ou coligação pode alcançar o coeficiente e seus candidatos terem votações inexpressivas. Nesse caso é eleito quem tiver maior numero de Votos.

A injustiça acontece quando determinado partido ou coligação alcança o coeficinete eleitoral, e alguns dos seus candidatos tiveram votações 2 ou 3 vezes maiores que determinado candidadto que se elegeu por um partido ou coligação.

No meu município, por exemplo, o mais votado teve pouco mais de 2 mil votos e o partido desse candidato teve duas vagas garantidas por porque teve uma considerável quantidade de votos a mais do que o coeficiente eleitoral, no entanto, nesse partido teve candidatos de mais mil votos que não conseguiram se eleger, enquanto outro partido conseguiu eleger candidatos com 800 e poucos votos.

É claro que isso precisa mudar, pois quem tem maior reprensatatividade? O que teve mais de 1000 votos ou o que teve pouco mais que 800 votos? Nem precisa responder, porque está claro. Este sistema precisa mudar para que se dê valor aos mais votados, que corresponde a vontade dos eleitores.

Nunca mais esqueço do caso do Deputado Eneas Carneiro, de São Paulo, acima comentado, que teve mais de um ilhão de votos, ajudando outros deputados a se elegerem. Eu creio que no Brasil não se leva muito em conta a questão partidária e isso ta mais que provado, há candidatos que durante sua vida politica trocam sucessivamente de partido e conseguem se eleger para onde migram. Então as pessoas não estão votando no partido (legenda) mas no candidato. Acabou-se ideologia no Brasil ha muito tempo e não precisa ser politico pra ver isso. Politica hove hoje virou profissão e meio de vida. (com raras excessões). É só ter um boa retórica e saber fazer promessas as mais irrealizáveis possíveis. Ta aí um grande exemplo, o Presidente Lula do PT. Será que a ideologia do PT de 20 anos atrás é a mesma? Claro que não. Então, ideologia pode ser mudada por qualquer partido no curso de sua existencia, para se moldar a realidade do mundo globalizado. Lembra da China de alguns anos atrás? Quem ousaria falar em comer um Hambuger com coca-cola num fast food McDonald na China? E atualmente? Mudou muito. E tem que mudar se quiser crescer ou fica como Cuba, (que dá sinal de mudanças) mergulhada na mediocridade e subdesenvolvimento até hoje.

fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_eleitoral_brasileiro

*comentarios do dc josé amaro

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ELEIÇÕES EM ABREU E LIMA 3

SEI QUE ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DISPONÍVEIS ATUALMENTE A MAIORIA DAS PESSOAS TOMAM CONHECIMENTO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS DO NOSSO DIA. COMO SAIMOS DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL EM TODO O BRASIL A ASSUNTO DO MOMENTO É OS ELEITOS NAS CAPITAIS, REGIÕES METROPOLITANAS E INTERIOR DOS ESTADOS E COMO OS CANDIDATOS QUE FICARAM PARA DISPUTAR O 2º TURNO.
BEM, MAS O QUE ME INTERESSA NESTE POST É LEVAR AO CONHECIMENTOS DOS AMIGOS E LEITORES DESTE BLOG O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO MEU MUNICÍPIO, ABREU E LIMA, PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE ESTÃO MORANDO FORA OU EM VIAGEM.
ABREU E LIMA TEVE UMA DAS MAIS DISPUTADAS DAS ELEIÇÕES EM SUA HISTÓRIA POLITICA DESDE A SUA EMANCIPAÇÃO. COMO HAVIA DITO NO POST ANTERIOR, NÃO FOI TÃO FÁCIL PARA O PREFEITO FLAVIO GADELHA FATURAR SUA REELEIÇÃO. MAS ELE MANTEVE A CALMA E EVITOU USAR AS MESMAS ARMAS QUE O SEU OPONENTE USOU. MANTEVE-SE SERENO, APESAR DA JUVENTUDE, DEMONSTROU UMA MATURIDADE FORA DO COMUM. NO DIA DA VOTAÇÃO AS RUAS ESTAVAM TOMADAS DE PESSOAS VESTINDO VERMELHO EM ATENÇÃO AO APELO DO OPOSICIONISTA DO PDT.
A PRIMEIRA VISTA ALGUEM DIRIA: "SO VAI DAR 12". MAS QUE NADA! TODOS SE ENGANARAM. ATÉ MESMO O PESSOAL DO CANDIDATO 12, QUE ATÉ COMEMORAVAM COM ANTECEDENCIA na avenida principal de CAETÉS I.
MAS TERMINADA A VOTAÇÃO E COMEÇADA A APURAÇÃO A COISA MUDOU TOTALMENTE E COMEÇOU UMA ENXURRADA DE VOTOS PARA O 15 - FLAVIO GADELHA, QUE TERMINOU GANHANDO POR UMA DIFERENÇA DE 18 MIL VOTOS.
ABREU E LIMA TEM ATUALMENTE 75.196 ELETORES, COMPARECENDO AS URNAS 64.647 ELEITORES, CORRESPONDENTE A 86,97%.
FLAVIO GADELHA (PMDB0 TEVE 38.733 VOTOS; (65,08%)
JERONIMO GADELHA (PDT) TEVE 20.783 VOTOS (34.92%).
UM FATO INTERESSANTE: A PESQUISA DAVA 64% PARA FLAVIO E 23% PARA JERONIMO, E 11% DE INDECISOS. REFLETINDO EXATAMENTE A REALIDADE DA APURAÇÃO, POIS SE SOMARMOS OS 24% DE JERONIMO COM MAIS 11% DOS INDECISOS TEREMOS EXATAMENTE 35%. CADA DIA ACREDITO NAS PESQUISAS.
PARA VEREADOR ESTA ELEIÇÃO TROUXE UMA RENOVAÇÃO DE 50% NA CÂMARA MUNICIPAL, COM UMA GRANDE SURPRESA: O SEGUNDO MAIS VOTADO NAS ELEIÇÕES DE 2004, VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA NÃO CONSEGUIU SE REELEGER, OS SEUS OPOSITORES USARAM A ARMA DE QUE ELE JÁ ESTAVA ELEITO E ASSIM FOI PERDENDO VOTO NO SEU REDUTO PRINCIPAL A ASSEMBLEIA DE DEUS. PARTE DA VITÓRIA DE FLAVIO GADELHA DEVEU-SE AO APOIO DE DR. MARCOS QUE É O SEU VICE. ENQUANTO NADA SOMOU O VICE DO 12, TALVEZ TENHA ATÉ SUBTRAIDO, POIS OS VERDADEIROS CRENTES NÃO SE DEIXAM ENGANAR POR APARENCIAS NEM FAZEM ESTARDALHAÇOS NEM ALGAZARRAS. NÃO SE MISTURAM COM O MUNDO COMO SE FOSSE DO MUNDO (SISTEMA MUNDANO).
O RESULTADO PARA VEREADOR FOI O SEGUINTE:
ZÉ DO BAR (PMDB)- 2.097 VOTOS
SOLDADO ZEFERINO (PSDC) - 1.874 VOTOS
HERBERT (PSL)- 1.773 VOTOS
JOSIAS (PMDB)- 1.499 VOTOS
CICERO MORAES (PRP)- 1.407 VOTOS
BEIJA (PSDC) - 1.310 VOTOS
IRMÃO BRANCO (PRP) - 1.282 VOTOS
MARINHEIRO (DEM) 1.042 VOTOS
ANDRÉ DA UNIVERSAL (PRB) 867 VOTOS
CARLINHOS DE TIMBÓ (PPS) - 809 VOTOS
VEREADORES QUE NÃO CONSEGUIRAM A REEELEIÇÃO:
SEBASTIÃO PEREIRA
HERCILIO DE SOUZA
PEDRO DA IGREJA
JOSÉ DE MILTON
BIU DA PADARIA.
PELA FRENTE TEREMOS A FORMAÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA. TOMARA QUE O PREFEITO ELEITO TENHA A HABILIDADE PARA ELEGER UM BOM PRESIDENTE E ASSIM TER UMA BOA BASE DE SUSTENTAÇÃO POLITICA NA CÂMARA, ÓRGÃO DO QUAL SOU SERVIDOR HÁ 26 ANOS. SÓ ESPERO QUE OS NOVOS VEREADORES NÃO SE EMBRIAGUEM COM O PODER E COMETAM BESTEIRAS DAS QUAIS VENHAM SE ARREPENDER COMO JÁ ACONTECEU EM 2002.